Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Conheça os serviços que a Câmara oferece para a população

Conheça os serviços que a Câmara oferece para a população

por Dircom-CMD — publicado 10/01/2024 17h50, última modificação 11/01/2024 16h01
CAC, Direitos Humanos e Central de Documentos Perdidos são algumas das opções

A Câmara Municipal de Divinópolis é um órgão Legislativo, responsável pela elaboração de leis, visando o bem estar e a organização social da cidade. Por se tratar de um poder independente e estar sempre a serviço da população, o município conta atualmente com pouco mais de 240 mil habitantes, sendo 170 mil eleitores.

De acordo com o Presidente da Câmara, Israel da Farmácia (PDT), o Poder Legislativo disponibiliza para os divinopolitanos diversos serviços, como por exemplo, o Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC) que oferece a confecção de Currículos para cidadãos que necessitam do auxílio e contam com a impressão de até 5 vias do documento por pessoa. “Esse é um serviço de cunho social, possibilitando que as pessoas que estão em busca de uma oportunidade de emprego, terem condições de apresentar um currículo bem elaborado”, reforçou.

De acordo com a equipe coordenadora do CAC, só em 2023 foram mais de 3000 pessoas atendidas no setor e a confecção dos Currículos foi um dos serviços mais procurados pela população. Para facilitar o preenchimento do documento, os cidadãos são orientados a portar documento de identidade e ter conhecimento das últimas experiências profissionais e grau de escolaridade.

DOCUMENTOS PERDIDOS
Outro serviço ofertado pelo CAC é o resgate dos documentos perdidos que são encaminhados para a Câmara. Ao todo já passaram pelo setor mais de 8 mil documentos variados. Como a sede do poder legislativo se localiza na região central da cidade, facilita tanto a entrega de documentos perdidos assim como a procura e retirada dos mesmos pelos seus respectivos donos.

Para facilitar o acesso, a Câmara oferece uma ferramenta de pesquisa diretamente no site, para identificar os documentos perdidos que estão cadastrados na casa. O link pode ser acessado aqui.

DIREITOS HUMANOS
Um outro setor da Câmara Municipal que também é de extrema importância para atender a população, é a Consultoria de Direitos Humanos. Ao longo de 2023 foram prestadas mais de 50 consultorias jurídicas e a Comissão de Direitos Humanos e Defesa Social trabalha também com a emissão de certidões para pessoas carentes que necessitam do documento, alcançando cerca de 300 certidões emitidas à população no decorrer do ano.

PLENÁRIO
Por fim, conhecida popularmente por ser “A Casa do Povo”, a Câmara Municipal também disponibiliza o serviço de empréstimo do plenário “Zózimo Ramos Couto”, para a realização de eventos culturais, acadêmicos, esportivos, audiências, dentre outros. No ano último ano o plenário foi cedido mais de 104 vezes gratuitamente à aqueles que fizeram a solicitação conforme a agenda Legislativa.

A reserva de empréstimo do Plenário pode ser feita diretamente pelo site da Câmara.

E você já sabia que o Poder Legislativo oferecia todos estes serviços para população? Aproveite e acompanhe o trabalho da Câmara Municipal através dos nossos canais digitais.