Dois projetos e uma emenda foram aprovados na 77ª Reunião Ordinária

por Liziane Ricardo- Assistente de Comunicação — publicado 09/12/2025 17h56, última modificação 09/12/2025 17h56
Programa que valoriza a cultura sertaneja em Divinópolis foi uma das matérias aprovadas pelos vereadores

 

Os Vereadores da Câmara Municipal de Divinópolis, realizaram na tarde desta terça-feira, dia 9 de dezembro, a 77ª Reunião Ordinária da 26ª Legislatura. Na Ordem do Dia, três Projetos de Lei e uma Emenda Modificativa estavam aptos para apreciação e votação dos Vereadores, sendo dois deles aprovados por unanimidade.

Já na Tribuna Livre, o cidadão Fabiano Gomes de Oliveira, fez uso do espaço para agradecer ao Prefeito e Vereadores pela limpeza no córrego Canto da Mina. “Gostaria hoje de agradecer a todos os vereadores que se empenharam em pedir a limpeza do córrego no canto da Mina. Agradeço também ao Prefeito e aos vereadores. Divinópolis é uma cidade muito grande, e tem muitas demandas pra resolver. Porém, estou aqui também pra cobrar com respeito, humildade e simplicidade, pedir novamente a limpeza do canto da mina, pois, choveu e o mato já está alto, gostaria de ver a possibilidade de renovar a limpeza naquele local”, solicitou o cidadão Fabiano Gomes de Oliveira.


Em seguida, foi aberta a palavra para os pronunciamentos dos Vereadores, ao término dos discursos foi aberta a apreciação das proposições na Ordem do Dia. A primeira matéria analisada pelos edis foi a EMENDA Nº CM 105/2025 que institui a data prevista para o “Programa Divinópolis Sertanejo” referente ao mês de Junho, no calendário oficial de eventos da cidade. Na sequência foi apreciado o Projeto de Lei CM-139/2025 que tem o objetivo de instituir o “Programa Divinópolis Sertanejo”, para valorizar e difundir a música sertaneja, fomentando a cultura e tradições sertanejas na cidade. O projeto tem dupla autoria dos vereadores Anderson da Academia (Republicanos) e Wesley Jarbas (Republicanos) que defenderam a aprovação da matéria em plenário“É um prazer fazer parte desse projeto junto com meu colega Wesley Jarbas, com o proposito de fomentar a valorização dos músicos que atuam no ramo sertanejo. Divinópolis precisava de um projeto deste para as tradições e a cultura sertaneja ser melhor valorizada”, analisou Anderson da Academia.

 

O vice-Presidente da Casa, também defendeu a aprovação do projeto lembrando que: “hoje nós temos diversos cantores, instrumentistas, produtores que serão valorizados com a aprovação do nosso projeto. Já existem em Divinópolis grandes festivais que envolvem a cultura e as tradições da nossa cidade, esse é mais uma dessas conquistas”, frisou Wesley Jarbas.

 


Por último, entrou em análise o projeto de autoria dos membros da Mesa Diretora que autoriza a doação de 49 itens, bens móveis diversos da Câmara Municipal para a Prefeitura de Divinópolis. Os itens listados no Projeto de Lei CM: 248/2025 como por exemplo: impressoras, cadeiras, poltronas, longarinas, mesa, entre outros encontram-se ociosos no momento para a Casa Legislativa, por isso, será feita doação à Prefeitura.

 

ORDEM DO DIA 

1 - EMENDA Nº CM 105/2025 AO PROJETO DE LEI Nº CM-139/2025 - Art. 1º Fica alterado a redação do Art. 1º do Projeto de Lei CM 139/2025, que passa a vigorar com a seguinte redação. Autoria: Anderson da Academia. APROVADA POR 14 VOTOS FAVORÁVEIS.

 

2 - PROJETO DE LEI Nº CM-139/2025 - Institui, no âmbito do município, o Programa Divinópolis Sertanejo e dá outras providências. Autorias: Wesley Jarbas e Anderson da Academia. APROVADA POR 14 VOTOS FAVORÁVEIS.

 

3- PROJETO DE LEI Nº CM: 248/2025 - Dispõe sobre a doação de bens móveis de propriedade da Câmara Municipal de Divinópolis para a Prefeitura Municipal de Divinópolis. Autoria: Mesa Diretora. APROVADA POR 14 VOTOS FAVORÁVEIS.

 

RETIRADO 

PROJETO DE LEI Nº CM 172/2025 - Dispõe sobre a autorização para regulamentação da visita de representantes da indústria farmacêutica nas unidades públicas de saúde de Divinópolis/MG e dá outras providências. Autoria: Dr. Delano. RETIRADO DA PAUTA.