Espaço GTO recebe exposição “Arte Primitiva”
O espaço GTO da Câmara Municipal de Divinópolis está com mais uma exposição aberta para visitação até o dia 16 de junho. A exposição foi idealizada pelo artista João Batista da Silva e intitulada “Arte Primitiva” expressando toda a essência das peças feitas a mão.
As obras esculpidas em pedra sabão foram inspiradas em recortes de momentos entre famílias, lendas do folclore nacional, e a valorização da cultura indígena no Brasil. Segundo João Batista, suas primeiras peças foram esculpidas em madeira, inspiradas em imagens sacras, desde então vem aprimorando seu trabalho em pedras sabão e peças mais naturais que valorizam o meio ambiente. “As peças que eu trouxe para a exposição tem colorações diferentes justamente por serem feitas com pedras sabão e cada uma tem cor própria. Eu prezo muito pela preservação da natureza e vejo que esse ambiente me inspira muito a criar novas obras”, disse o aposentado.
Apesar de já ter visitado inúmeros museus em Minas Gerais e exposições, João Batista conta que foram poucas as peças feitas nesse estilo mais rústico iguais as que ele trabalha. “Eu demoro em média 40 dias para fazer cada uma dessas peças, por isso, acredito que o trabalho manual no Brasil precisa ser melhor valorizado”, contou João Batista.
Essa é a primeira exposição idealizada pelo artista, e segundo ele, o que impulsionou a preparar a exposição, foi a vontade de que mais pessoas conheçam o seu trabalhos ainda em vida. “Eu entendo, que tanto a arte, quanto o artista precisa ser conhecido e valorizado enquanto está vivo. Por isso, tomei a decisão de fazer a exposição na Câmara, sempre que venho aqui me sinto bem recebido”, declarou João.
A exposição estará aberta ao público de segunda à sexta-feira, no horário de 12h às 18h no segundo andar do espaço GTO. A Câmara de Divinópolis, está localizada na Rua São Paulo, nº 277 no Centro de Divinópolis. Os interessados em adquirir alguma das obras da exposição “Arte Primitiva”, podem entrar em contato pelo (37) 99855-3852 .