Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Servidores participam de treinamento do sistema 100% digital

Servidores participam de treinamento do sistema 100% digital

por Liziane Ricardo publicado 29/08/2023 17h10, última modificação 29/08/2023 17h19
Cadastro de assinatura digital irá dinamizar os trabalhos do Legislativo
Servidores participam de treinamento do sistema 100% digital

Foto: Liziane Ricardo

Os servidores da Câmara Municipal de Divinópolis, estão participando ao longo dos dias 29, 30 e 1º de Setembro de um treinamento na sede da Faculdade Una, realizado pela empresa Betha Sistemas que é responsável pela implantação do novo processo de documentos digitais no Poder Legislativo.

O trabalho foi pelo então Presidente Eduardo Print Júnior, o qual está sendo sequenciado pelo Presidente em exercício Israel da Farmácia.

A implantação do sistema 100% digital faz parte de uma licitação efetuada pelo Município de Divinópolis, com adesão da Prefeitura, Câmara Municipal e Instituto Diviprev.

De acordo com o Gestor de Projetos Oracídio Júnior, o sistema já foi implantado nos três órgãos, Prefeitura, Diviprev e Câmara. “Do meu ponto de vista, os servidores de Divinópolis são privilegiados de contar com um sistema novo e atualizado, além de poder trabalhar com uma tecnologia que vai gerar economia para os cofres públicos” afirmou.

A Analista de Suporte e implantação da Betha Sistemas, Amabile Nunes Freitas, explicou durante o treinamento sobre a importância dos servidores identificarem quais documentos devem sair do processo físico, ou seja, sair do papel e serem adequados ao sistema digital “No paper”. Esse novo sistema conta com categorias de armazenamento de documentos, assinatura digital, protocolização, entre outras demandas que podem ser utilizadas pelo órgão.

Na oportunidade, o Diretor de Informática da Câmara de Divinópolis, Márcio Vilas Boas, informou como se deu o processo de implantação dos programas na Casa Legislativa. A partir do decreto de nº10.540 do Governo Federal que dispõe sobre o padrão mínimo de qualidade do Sistema Único e Integrado de Execução Orçamentária, Administração Financeira e Controle.

Desde então, os Poderes Legislativos, Executivos e instituições previdenciárias vem se adequando aos programas estruturantes do SIAFIC (Sistema Único e Integrado de Execução Orçamentária, Administração Financeira e Controle)”, informou o diretor Márcio Vila Boas.

O servidor e Diretor de Informática explicou que “acoplado ao sistema, a Câmara de Divinópolis solicitou que fossem inseridos também os módulos “Conecta e Documentos”, que irão proporcionar que a documentação oficial do legislativo se torne 100% digital”.

O presidente Israel da Farmácia avaliou que a implantação do sistema tráz mais agilidade na tramitação dos documentos, economia aos cofres públicos com relação a gastos com papel e suprimentos, além de modernidade. “Mais uma vez a Câmara de Divinópolis está saindo na frente com essa iniciativa”, finalizou Israel.