Vereadores participam da solenidade de troca de comando de unidades da 7ª RPM

por Flávia Brandão - Coordenadora de Comunicação — publicado 13/01/2026 17h25, última modificação 13/01/2026 17h45
Além da troca de comando do 23° Batalhão de Polícia Militar em Divinópolis houve mudanças nas unidades sediadas em Itaúna e Pará de Minas

Vereadores da Câmara Municipal de Divinópolis estiveram presentes, nesta terça-feira (13/01), na solenidade de passagem de comando de quatro unidades subordinadas à 7ª Região de Polícia Militar (RPM). As mudanças alteram o comando do 23º Batalhão de Polícia Militar (BPM) e de três Companhias da PM, sendo elas: a 7ª Cia de Polícia Militar Independente de Policiamento Especializado (Divinópolis); a 9ª Companhia de PM Independente (Itaúna); e 19ª Companhia de PM Independente (Pará de Minas).

O tenente-coronel, Alexsandro Souza, que deixa o comando do 23° Batalhão da Polícia Militar, agradeceu à comunidade divinopolitana e destacou os resultados do trabalho frente à tropa. "Foi muito esforço e dedicação, com uma entrega melhor, que vários anos anteriores. Muitas prisões, apreensões e armas retiradas de circulação graças à tropa e à sociedade. Meu novo desafio será na formação de policiais na Academia de Polícia Militar, na capital mineira", afirmou.

O tenente-coronel destacou também o apoio e parceria da Câmara Municipal, na construção do quadro “Juntos pela Segurança”, que no ano de 2025 trouxe informações e dicas para garantir a segurança do cidadão divinopolitano. “Nossa linha de comando busca muito essa integração dentro da filosofia de polícia comunitária. Nesse sentido, buscamos estar próximos das instituições e um dos capítulos desse trabalho foi desenvolvido em parceria com a Câmara Municipal. Através da mídia, da comunicação replicamos informações de segurança, buscando orientar cada vez mais a nossa sociedade”, comentou.

Novo comando

O novo comandante do 23º BPM, tenente-coronel, Bruno Simpson, que deixa o comando da 7ª Cia de Policiamento Especializado, pontuou suas metas de trabalho . “Deixo o comando da 7ª Companhia Independente de Policiamento Especializado com muito orgulho. Fizemos um excelente trabalho no ano de 2025, fruto disso, de todo esse resultado, fomos designados pelo comando da instituição a comandar o 23º Batalhão, onde as expectativas são as melhores possíveis. A nossa meta é manter um contato bem próximo e constante com a população, com os órgãos, com as autoridades constituídas, com as instituições envolvidas na segurança pública, de modo que a gente melhore ainda mais os nossos índices”, pontuou.

A frente da 7ª Companhia de Polícia Militar Independente de Policiamento Especializado, que tem sede em Divinópolis, assumiu o Major Antônio Carlos Teixeira, com foco no combate qualificado. "Fazemos o  enfrentamento e atuação na repressão qualificada de crimes violentos, dando apoio aos municípios, naquelas situações em que foge da situação ordinaria de policiamento local (…) As  nossas metas institucionais são de prevenção aos homicídios, dar suporte às unidades no enfrentamento, o combate aos crimes de homicídio, tirando em circulação agentes nocivos à segurança pública, que vão além da capacidade de resposta do policiamento ordinário", destacou.

Poder Legislativo

Representando a Câmara Municipal, o presidente Israel da Farmácia (Progressistas) enfatizou a importância do trabalho conjunto na busca pela construção de uma cidade mais segura. "A Câmara Municipal preza muito por essas parcerias com os Poderes, e a Polícia Militar não é diferente. É uma instituição que defende a população. Estar aqui hoje nos engrandece muito. Temos uma parceria muito boa com a PM, Bombeiros e Polícia Civil. Inclusive, a Câmara abriu um espaço em seus canais institucionais de comunicação, em parceria com a Polícia Militar, para trazer informações e números de contato direto para a população sobre segurança pública", destacou o presidente.

Também representando o Poder Legislativo estiveram presentes os vereadores: Anderson da Academia (Republicanos), Washington Moreira (Solidariedade), Wellington Well (Progressistas), Flávio Marra (PRD), Vitor Costa (PT), Matheus Dias (Avante) e Delano Santigo (PL).

 Desafios para 2026

O comandante da 7ª RPM, Coronel Carlos Henrique Souza, agradeceu os resultados alcançados em 2025 e destacou os desafios para 2026, que inclui eventos como Carnaval, Copa do Mundo e eleições. “Nós temos planos bem traçados, nosso principal objetivo são os crimes violentos, reduzir esses crimes, como por exemplo, os roubos, extorsões, homicídios. É um desafio diário, bem como a diminuição de todos os outros crimes, que impactam a sociedade, como um furto que causa o desconforto a vítima, então nós temos todo esse compromisso com a nossa sociedade” disse.

A solenidade também oficializou as trocas de comando na 9ª Cia PM Independente (Itaúna) e na 19ª Cia PM Independente (Pará de Minas). Confira a a cobertura fotografica completa do evento no Flicker da Câmara.